Títol:
|
Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário; Conexiones entre arte, ciencias y educación: experimentando el concepto de museo imaginario
|
Autor/a:
|
Almeida da Silva, Antonio; Jové Monclús, Glòria
|
Notes:
|
O conceito de museu imaginário
de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as
práticas artísticas e os procedimentos
científicos, que criam novos projetos
investigando os imaginários urbanos a
partir das fronteiras e potências entre
as linguagens científicas e artísticas, nos
diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um
contexto de aprendizagem? A relação
que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos
de aprender, assim a arte contemporânea é que nos permite conhecer mais
adiante, a fazer conexões inesperadas
com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através
das diferentes maneiras e atitudes de
conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser
ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de
ampliar o repertório cultural dos alunos
e de construção de sentidos e diferentes
interpretações da escola e do mundo.
El concepto de museo imaginario
de Malraux (2006) nos invita a experimentar relaciones entre los lenguajes
científicos y artísticos, en diferentes medios y contextos de aprendizaje. Los diálogos entre las prácticas artísticas y los
procedimientos científicos, nos llevan a
plantear: ¿Puede cualquier lugar devenir
un contexto de aprendizaje? La relación
que hemos establecido con el arte contemporáneo nos permite imaginar otras
formas de aprendizaje; esta relación nos
permite hacer conexiones inesperadas
con situaciones poco probables, porque
en cualquier contexto podemos generar
aprendizajes. Los proyectos generados
desde la inter y transdisciplinariedad se
concretan a través de diferentes formas
de conocimiento, son procedimientos
que establecen puentes entre el contenido a ser enseñado y el contexto vivido.
Dichas prácticas experimentan a través
de los procesos artísticos nuevas estrategias de mediación cultural, mostrando
a los futuras maestras distintas possibilidades com la finalidade de expandir su
repertorio cultural así como la construcción de significados que les permitan
distintas interpretaciones de la escuela y
del mundo. |
Matèries:
|
-Museo imaginário -Educación -Arte |
Drets:
|
cc-by (c) Jové et al., 2019
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
|
Tipus de document:
|
Article Article - Versió publicada |
Publicat per:
|
Universidade do Estado de Santa Catarina
|
Compartir:
|
|