Per accedir als documents amb el text complet, si us plau, seguiu el següent enllaç: http://hdl.handle.net/10459.1/68190

Conexões Entre Arte, Ciências e Educação: Experimentando o Conceito de Museu Imaginário;
Conexiones entre arte, ciencias y educación: experimentando el concepto de museo imaginario
Almeida da Silva, Antonio; Jové Monclús, Glòria
O conceito de museu imaginário de Malraux (2006) nos convida a experimentar diálogos constantes entre as práticas artísticas e os procedimentos científicos, que criam novos projetos investigando os imaginários urbanos a partir das fronteiras e potências entre as linguagens científicas e artísticas, nos diferentes meios e contextos de aprendizagem. Pode qualquer lugar devir um contexto de aprendizagem? A relação que estabelecemos com a arte contemporânea permite imaginar outros modos de aprender, assim a arte contemporânea é que nos permite conhecer mais adiante, a fazer conexões inesperadas com situações improváveis, pois, qualquer contexto pode gerar aprendizagens. Projetos desde a inter e transdiciplinariedade estabelecem-se através das diferentes maneiras e atitudes de conhecer, são procedimentos que estabelecem pontes entre o conteúdo a ser ensinado e o contexto vivido. Tais práticas experimentam através dos processos artísticos novas estratégias de mediação cultural, dando possibilidades de ampliar o repertório cultural dos alunos e de construção de sentidos e diferentes interpretações da escola e do mundo. El concepto de museo imaginario de Malraux (2006) nos invita a experimentar relaciones entre los lenguajes científicos y artísticos, en diferentes medios y contextos de aprendizaje. Los diálogos entre las prácticas artísticas y los procedimientos científicos, nos llevan a plantear: ¿Puede cualquier lugar devenir un contexto de aprendizaje? La relación que hemos establecido con el arte contemporáneo nos permite imaginar otras formas de aprendizaje; esta relación nos permite hacer conexiones inesperadas con situaciones poco probables, porque en cualquier contexto podemos generar aprendizajes. Los proyectos generados desde la inter y transdisciplinariedad se concretan a través de diferentes formas de conocimiento, son procedimientos que establecen puentes entre el contenido a ser enseñado y el contexto vivido. Dichas prácticas experimentan a través de los procesos artísticos nuevas estrategias de mediación cultural, mostrando a los futuras maestras distintas possibilidades com la finalidade de expandir su repertorio cultural así como la construcción de significados que les permitan distintas interpretaciones de la escuela y del mundo.
-Museo imaginário
-Educación
-Arte
cc-by (c) Jové et al., 2019
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Article
Article - Versió publicada
Universidade do Estado de Santa Catarina
         

Text complet d'aquest document

Fitxers Mida Format Visualitza
028975.pdf 2.445 MB application/pdf Visualitza/Obre

Mostra el registre complet del document

Documents relacionats

Altres documents del mateix autor/a