O modelo didático de professores de ciências e suas concepções de ensino e aprendizagem

Autor/a

Ayres-Pereira, Terezinha Iolanda

Marcondes, Maria Eunice R.

Data de publicació

2013

Resum

Neste trabalho investigamos os modelos didáticos de 23 professores de ciências de 9º ano, que trabalham em cidades do estado de Minas Gerais, Brasil. Foi solicitado aos professores que respondessem a um questionário baseado nas ideias de Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características dos diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático híbrido, com baixo grau de coerência em relação a propostas construtivistas de ensino (como a proposta curricular oficial do Estado), e que pode ser classificado como ingênuo. Os professores apresentaram modelos que contêm características antagônicas, o que indica a necessidade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concepções de ensino e aprendizagem e sobre suas práticas de ensino.

Tipus de document

Article

Llengua

Portuguès

Matèries i paraules clau

Modelo didático; Ensino de ciências; Ensino e aprendizagem

Publicat per

 

Documents relacionats

;

Enseñanza de las ciencias ; Núm. Extra (2013), p. 223-228

Drets

open access

Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original.

https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

Aquest element apareix en la col·lecció o col·leccions següent(s)