Um estilo de pensamento no contexto de conceituação global da educação ambiental : um olhar sobre o período pós-Estocolmo

Autor/a

Dias Cassiano, Karla F.

Echeverría, Agustina R.

Da S. Mesquita, Nyuara A.

Data de publicació

2017

Resum

Trata-se de uma pesquisa documental que analisou a produção das diretrizes ambientais internacionais à luz da Teoria dos Estilos de Pensamento de Fleck no período posterior à Conferência de Estocolmo. Nesse período, articularam-se estratégias para a criação de diretrizes que estabeleceram conexões entre os processos educativos e a economia de mercado. Concluiu-se que as primeiras iniciativas de EA em um sistema internacional investiram em análises parciais da conjuntura das relações globais, destacando em primeiro plano as deficiências dos países subdesenvolvidos e atribuindo responsabilidade global de forma verticalizada e assimétrica.

Tipus de document

Article

Llengua

Portuguès

Matèries i paraules clau

Políticas de educação ambiental; Estilo de pensamento ambiental; Diretrizes internacionais

Publicat per

 

Documents relacionats

Enseñanza de las ciencias ; Núm. Extra (2017), p. 3243-3248

Drets

open access

Aquest document està subjecte a una llicència d'ús Creative Commons. Es permet la reproducció total o parcial, la distribució, la comunicació pública de l'obra i la creació d'obres derivades, fins i tot amb finalitats comercials, sempre i quan es reconegui l'autoria de l'obra original.

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Aquest element apareix en la col·lecció o col·leccions següent(s)